Cada vez há mais empresas com rastreio de álcool

Jornal i | 16-05-2014

Soprar no balão no local de trabalho vai ser um cenário cada vez mais comum nas empresas portuguesas. Além da Cofina, há outras empresas de maior dimensão com autorização concedida pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. É o caso do Continente ou da empresa de elevadores Otis.

Após um período de reflexão envolvendo sindicatos, patronatos e liderado pela Associação para as Condições de Trabalho e Instituto para a Droga e Toxicodependência (SICAD), veio estipular-se que o controlo feito apenas deve assentar em colaboradores “cuja actividade possa pôr em perigo a sua integridade física ou de terceiros.” Os regulamentos internos das organizações devem incluir as substâncias alvo da detecção, as categorias de profissionais visadas, a frequência, entre outros items.

Segundo Mário Castro do SICAD, “o objectivo é a prevenção e a reabilitação”, uma vez que em caso de testes positivos pode optar-se pelo tratamento da dependência ou a sujeição a processo disciplinar.

Verificando alguns exemplos, na Cofina houve a comunicação aos colaboradores de que iria ter início um programa de prevenção e controlo de consumo de bebidas alcoólicas nas empresas do grupo, tais como Correio da Manhã, Record ou Jornal de Negócios. No caso do Continente a autorizada para iniciar o programa em meados de Fevereiro. Há ainda outras empresas incluídas, tais como autarquias, por exemplo.

Confira estes e outros detalhes desta notícia sobre o programa que já engloba cerca de 140 empresas portuguesas.Imagem

Vivek Prakash – Reuters

Fonte (Foto): http://www.ionline.pt/sites/default/files/styles/625×350-imagem_interior/public/13995829213013.jpg?itok=lz9PWFrx

 

 
 

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s