Comunidades Terapêuticas de Tratamento das Toxicodependências na Europa | Evidências, Práticas correntes e Desafios futuros

Nos anos 60 e, com o problema crescente do consumo de drogas na Europa, surgiram as Comunidades Terapêuticas com o intuito responder à necessidade de tratamento de pessoas com problemas de toxicodependência (drogas ilícitas e lícitas como álcool). Nesta época o problema do consumo de drogas estava a crescer e os meios para o combater eram escassos e limitados, não havendo a oferta necessária para ajudar os consumidores.

 

Hoje, os consumidores de droga têm acesso a uma grande variedade de tratamentos terapêuticos que, efetivamente, os ajudam a deixar o consumo, com evidências comprovadas por diversos estudos. Isto permitiu que as comunidades terapêuticas desenvolvessem técnicas e estratégias de tratamento profissionalizadas, o que também fez com que se deparassem com novos caminhos. Assim sendo, as comunidades terapêuticas enfrentam hoje novos desafios, que em nada se relacionam com os dos anos 60, nomeadamente em relação ao tipo de tratamentos metodológicos e integrados a serem aplicados, tendo em conta o aumento do tipo de drogas que hoje estão disponíveis para consumo. Com o aparecimento destas novas drogas e com a própria reflexão acerca dos diversos tipos de tratamentos, surge também um novo olhar crítico sobre estas e outras questões.

 

Nesta sequência, o EMCDDA | OEDT (Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência, agência europeia sedeada em Lisboa) considerou a necessidade e a relevância de estudar e analisar os desafios, presentes e futuros, enfrentados pelas comunidades terapêuticas. Aliando fatores históricos, este estudo apresenta dados sobre a evolução, a eficácia dos tratamentos adotados e ainda o seu impacto do ponto de vista social.

 

Leia o Estudo em: http://www.emcdda.europa.eu/attachements.cfm/att_226003_EN_TDXD14015ENN_final.pdf

Imagem

 

Fonte (Foto): https://www.facebook.com/photo.php?fbid=595812393840125&set=pb.147305772024125.-2207520000.1398674882.&type=3&theater

 

 

 

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s