EUA: Design colaborativo procura soluções para adolescentes sem-abrigo

shutterstock_5090809

 

É uma história ainda por encerrar, mas que começa a dar frutos. Entre eles, a mobilização, a troca de ideias de estudantes de Design e Arquitectura, adolescentes sem-abrigo que dormem nas ruas de Portland, no Estado de Oregon, e uma fundação que lhes prestam auxílio. O design colaborativo e interventivo quer impactar a comunidade de Portland, envolvendo-a e procurando soluções “inovadoras” para permitir que os sem-abrigo tenham uma melhor qualidade de vida, conta-nos Jody Turner, num artigo publicado na Stanford Social Innovation Review.

As razões para um adolescente abandonar a casa para ir morar para rua são várias. Entre elas, uma das mais comuns é o sentimento de se ser um outsider.

Recentemente, a fundação Outside In (a operar na área da saúde, junto dos sem-abrigo) juntou-se à Portland State University (PSU) para “repensar o alojamento para os sem-abrigo adolescentes”. Ou seja, pensar em soluções como sistemas sociais, a partir de um quadro do design interventivo e colaborativo, saídas de conversas entre designers desta universidade, dos próprios adolescentes em situação de sem-abrigo e de quem os auxilia no terreno.

Este assunto não é propriamente novo ou estranho a Sergio Palleroni, arquitecto e professor no Institute For Sustainable Solutions, da PSU, activista social e ambiental, empenhado em encontrar soluções de design para a comunidade. Palleroni esteve envolvido na exposição “Design With the Other 90%: CITIES”, que propõe 60 soluções urbanas para cidadãos a viverem em instalações temporárias em todo mundo – foi o “ponto de apoio”, concebendo conteúdos para a exposição e ajudando os estudantes a desenvolver as suas próprias soluções.

E foi precisamente esta exposição que serviu de inspiração e de ignição para o arranque do projecto Portland Teen Homeless.

 

Nove soluções, rumo à conexão e segurança dos sem-abrigo

Com Teddy Cruz, Palleroni ajudou os seus alunos do Mestrado de Architecture Design a definirem nove soluções “sólidas e bem ponderadas” dirigidas aos sem-abrigo adolescentes da cidade de Portland.

Cada proposta teve como princípio encarar o abrigo como um “’organismo’ que conecta os adolescentes com as suas ‘famílias de rua’ ou as tribos sociais de apoio”. Segundo esta lógica, o foco deveria estar, portanto, na criação de “estabilidade para a juventude sem-abrigo que se sente desconfortável com a sociedade” e na melhoria da “comunicação com uma sociedade desconfortável com os sem-abrigo”, lembra Jody Turner no artigo que publicou ontem na Stanford Social Innovation Review. Artigo no qual destaca este projecto como paradigma de uma “mudança no design rumo à colaboração”. “Uma tendência” que a fundadora da Culture Of Future, uma consultora de estratégia de marca e mercado, diz começar “a emergir dentro das empresas, entre os empreendedores e nos currículos das escolas de Design”.

 

Convite à participação da comunidade de Portland

As maquetes resultantes destas propostas pretendem apresentar os abrigos como sistemas sociais projectados para “conectar adolescentes física e emocionalmente, literal e figurativamente, através de ‘espaços abertos’ e pontos de intersecção onde estes se possam reunir e sentir-se seguros”.

Na próxima etapa do processo, os estudantes vão obter o feedback da comunidade de Portland acerca das suas propostas.

Sergio Palleroni afirmou, na primeira apresentação pública das nove sugestões dos seus mestrandos da PSU, que o grupo que está a desenvolver este projecto planeia “continuar este processo público de design durante este ano com brainstormings abertos ao público e workshops”. Depois deste estímulo público, “o nosso objectivo é ver algumas das melhores ideias generalizadas em estúdio e fora dele”, afirmou o professor-activista.

 

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s