Relatório do Encontro de Jovens Líderes da CPLP – 22-24 Junho

Que conclusões saíram do primeiro Encontro de Jovens Líderes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa? A Carta da Juventude foi o “eixo orientador” destas sessões realizadas no âmbito da primeira edição do Festival Jovem da Lusofonia, de acordo com o relatório da associação organizadora. A “agenda da juventude deve ser feita com os jovens”, defenderam os presentes. Diálogo intercultural, migrações, emprego, empreendedorismo e educação foram a debate, no final do mês passado, em Aveiro.

Entre 22 e 24 de Junho, trinta jovens lusófonos – representantes de associações juvenis empenhados em “promover a mudança” – partilharam ideias e iniciativas sobre como contribuir para o “aprofundamento do conceito CPLP”, entre comunicações de especialistas e mandatários de organismos governamentais das áreas da cultura, mobilidade, política juvenil, cidadania activa e emprego. O encontro serviu ainda de “reflexão sobre as prioridades e necessidades de uma juventude lusófona”.

O primeiro encontro centrou-se na procura de um “quadro eficaz” à concretização de “uma Juventude Lusófona”, que “use as capacidades, recursos, conhecimentos e diversidade, unidas a uma mesma língua” e que desempenhe o “papel de protector de um legado histórico e cultural” que representa uma comunidade de 250 milhões de pessoas.

A organização do evento – a associação Implementar Uma Nova Atitude Social (IUNA) – está convicta que o “revigorar” da Lusofonia acontecerá apenas “se um investimento adequado for feito na juventude, que representa o futuro do diálogo e cooperação no seio da CPLP”. Para o efeito, considera que a juventude só conseguirá revitalizar este espaço comum, criando “novas formas de diálogo e cooperação”, em encontros como este, e influenciando o poder político.

Nas sessões decorridas no Auditório da Associação de Estudantes da Universidade de Aveiro houve espaço para debates, mesas redondas e apresentação de projectos com “impacto crucial sobre as políticas públicas necessárias à verdadeira cidadania activa de jovens no espaço lusófono”.

Segundo o relatório de avaliação do evento, foram lançadas as bases para a criação de uma Carta da Juventude da CPLP, um documento definidor de “uma estratégia e um plano de acção” na área da Juventude no seio da CPLP, que incluirá ainda os direitos, os deveres e as liberdades da juventude, à semelhança do Livro Branco da Juventude da Comissão Europeia.

Esta carta não terá uma base jurídica de suporte e pretende “inverter uma pirâmide de definição de políticas públicas, atribuindo o papel principal aos jovens”, colocando-lhes o desafio de propor as linhas orientadoras de “um texto que reflicta a diversidade e riqueza do património lusófono”, garantindo assim um “envolvimento construtivo” dos jovens no programa de desenvolvimento da esfera lusófona.

Os objectivos do evento foram cumpridos, de acordo com a IUNA. Os participantes concordaram que este encontro foi “um momento importante” para o fortalecimento das “redes de cooperação lusófona entre associações juvenis na diáspora portuguesa” e para “uma melhor compreensão do trabalho que cada um desenvolve”. Os líderes presentes defendem uma maior “participação dos jovens nos processos de tomada de decisão”, porque “a agenda da juventude deve ser feita com os jovens”.

Foram definidas ainda as “áreas estratégicas fundamentais” para debater no próximo encontro, que ficaram fora desta primeira edição – da  “economia e cooperação para o desenvolvimento” à “ educação e/ para a interculturalidade”, passando pela “saúde, ambiente e turismo”. Foi ainda votada expressivamente a vontade de regressar aos temas deste encontro.

Estiveram presentes em Aveiro jovens de praticamente todas as nacionalidades da CPLP, à excepção da moçambicana. Alguns dos presentes levantaram dúvidas ao “papel activo” da instituição CPLP.

 

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s