IRLANDA: a cultura “pub” à beira do fim

Com um a fechar em cada dois dias, os pubs, que eram a atração número um da Irlanda, estão em franco declínio. Isto deve-se não só a uma longa e profunda recessão, mas também a uma mudança cultural, como relata The Irish Times. Excertos.

Mudança cultural e económica

Embora reconheça a importância dos pubs para o turismo, bem como a existência de bons bares, é implacável nas suas críticas. “Ainda há pubs vulgares, com nada de especial que os recomende. Muitos, com interiores escuros e sombrios e balcões sujos, parecem não ter sido remodelados desde 1954. Esses lugares não vão ultrapassar a recessão e, provavelmente não merecem sobreviver.”

Consumo do álcool caiu um quinto na última década

Esta é a outra grande mudança que afeta o setor dos pubs. O consumo de álcool caiu cerca de um quinto na última década, mas ainda tem um papel central na vida irlandesa. O problema, para os proprietários dos pubs, é que cada vez mais se consomem bebidas alcoólicas em casa, e não nos estabelecimentos autorizados.

Segundo um estudo feito para a Drinks Industry Group Ireland, há uma década, até 80 por cento das bebidas eram vendidas no comércio (pubs e outros estabelecimentos). Hoje, o setor é responsável por menos da metade de todas as vendas. Libertados em 2006 da proibição devido a faturação abaixo do custo, os supermercados transformaram-se em armazéns de bebidas, utilizando o álcool como um chamariz para seduzir os consumidores a entrarem no estabelecimento. “Houve uma explosão na oferta e um colapso no preço”, diz Donall O’Keefe, diretor do Licensed Vintners’ Association, que representa os proprietários de pubs de Dublin.

Ler artigo integral: http://www.presseurop.eu/pt/content/article/1555891-cultura-pub-beira-do-fim

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s