Relatório Anual EMCDDA 2011

O Relatório anual 2011: a evolução do fenómeno da droga na Europa é «um relatório de contrastes», afirma a agência da UE de informação sobre droga (OEDT). Lançado hoje em Lisboa, o relatório revela que o consumo de droga se mantém relativamente estável na Europa, verificando-se alguns sinais positivos de que o consumo de cocaína já terá atingido o seu pico máximo e de que o consumo de cannabis continua a baixar entre os jovens. Contudo, os sinais de estabilidade de algumas das drogas mais conhecidas são contrariados por novas ameaças. O relatório analisa a evolução do mercado de drogas sintéticas, o rápido surgimento de novas drogas e o policonsumo generalizado de drogas. Ao apresentar esta apreciação anual feita pela agência, o Director do OEDT, Wolfgang Götz, declarou: «As políticas de luta contra a droga e as respostas europeias têm de ser adaptadas aos desafios da próxima década».

Cocaína: «O encargo financeiro associado ao consumo regular de cocaína pode torná-lo uma opção menos atractiva nos países em que a austeridade está agora na ordem do dia», afirma o relatório. O preço médio de venda a retalho da cocaína na maioria dos países da UE varia entre os 50 e os 80 euros por grama (Capítulo 5, Quadro 8; Quadro PPP 3, parte i). A «imagem positiva» desta droga, associada a um estilo de vida abastado está também a ser posta em causa pelo crescente reconhecimento dos problemas relacionados com a cocaína (por exemplo, emergências hospitalares, procura de tratamento e mortes).

Cannabis: O consumo regular de cannabis na Europa continua a ser um motivo de preocupação: cerca de 9 milhões de jovens europeus (15–34 anos) consumiram cannabis no último mês. Os jovens do sexo masculino parecem correr um maior risco de se tornarem consumidores frequentes de cannabis (Capítulo 3, Figura 7), factor que pode ser combatido em actividades de prevenção direccionadas.

Ler Comunicado http://www.emcdda.europa.eu/news/2011/7

Ler Relatório Anual Integral http://www.emcdda.europa.eu/events/2011/annual-report

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s