Uma cidade americana encontrou alternativa para a crise

Acossada por uma recessão que encerrou boa parte das empresas tradicionais na economia de uma cidade de 116 mil habitantes, a cidade da Califórnia Vallejo tem nos dispensários de Cannabis o que parece ser o único negócio próspero da região, na periferia norte de São Francisco.

No dispensário médico do centro colectivo da pequena cidade de Vallejo, no Norte da Califórnia, há diariamente à venda as comuns doses de Cannabis e uma cada vez maiorvariedade de produtos para servir com categoria quem não gosta de consumir um cachimbo ou um cigarrinho de «erva»: azeite com Cannabis, molho barbecue de Cannabis e até manteiga de Cannabis ou muffins com Cannabis. Eis o que distingue este dispensário entre os 15 existentes na cidade: por dia, atende de sessenta a cem clientes. É o que se chama um bom negócio.

A cidade entrou na bancarrota em 2008 (saiu de lá no início de Agosto passado), as empresas fecharam, o valor das propriedades caiu e foi preciso despedir polícias, reduzindo o pessoal em 33 por cento. Com isso, destaca o Bloomberg Businessweek, as autoridades locais ficaram sem meios de fiscalizar a legalidade destes dispensários. Nem sequer sabem ao certo quantos são (15 ou 20, diz-se) e muito menos conseguem processá-los, na tentativa de os fechar.

Os dispensários, que só podem ser considerados legais se cumprirem uma série de requisitos, entre os quais uma conta bancária empresarial e seguros de saúde para os empregados, vão operando nos intervalos da crise, mas o dono de um deles afirma que toda a gente quer ficar do lado da lei e ser «considerada parte da comunidade» e, como tal, pagar os seus impostos e taxas. Os eleitores estão a ser chamados a votar por um imposto de dez por cento sobre as vendas, e quem sabe a retoma da cidade não se faz à conta destes negócios.

Fonte: Diário de Notícias/Notícias Sábado

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s