Regresso às aulas

Se a avaliação já não era positiva em 2010, um ano depois a visão dos portugueses sobre a situação económica do país agravou-se. Numa escala de 0 a 10 (em que o primeiro número equivale a “muito má” e o último a “muito boa”), a média atribuída foi de 3,3. No inquérito do ano passado, o valor foi de 3,65. As pessoas entre os 55-65 anos são as mais pessimistas (2,94 de média), bem como as classes média/baixa e baixa.

Depois das despesas de férias, grande parte das famílias vê-se a braços com uma factura bem mais dolorosa: a do regresso às aulas. Entre livros, material escolar, computador ou equipamento para a ginástica, a despesa média global de um agregado familiar atinge os 499 euros para uma média de 1,31 membros que estão a estudar. Ou seja, cada família acaba por gastar 381 euros por estudante. As contas resultam de um inquérito realizado pela Cetelem, uma instituição financeira que faz também estudos sobre o consumo. Este ano, no âmbito da edição portuguesa do Observador Cetelem, as perguntas a 600 portugueses (entre os 18 e os 65 anos) incidiram sobre as intenções de compra no regresso às aulas. Para concluir que a maioria (64%) dos 183 inquiridos com filhos em idade escolar e/ou estudantes gasta até 500 euros no início do ano lectivo. Um em cada 10 agregados admite despender mais de 1000 euros.

As despesas não se ficam por aqui e para os consumos ao longo do ano, na cantina ou na papelaria, por exemplo, os pais disponibilizam aos filhos uma média de 24 euros semanais. O inquérito também permitiu concluir que, apesar do rombo no orçamento que representa o começo das aulas, são ainda poucos os que recorrem a estratégias que permitiriam poupar uns euros, como a compra de livros em segunda mão ou através da Internet, onde é possível obter vários descontos. No geral, as intenções de poupança continuam superiores às de consumo. Quanto ao que os inquiridos tencionam comprar, constata-se um aumento das depesas em viagens e lazer e uma diminuição nos telemóveis e gadgets.

Fonte: Expresso

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s