Futebol de rua motiva para a vida

“Vai tentar, passa a bola e… gooooolo”. Dentro do campo, instalado pela associação Cais no Complexo Desportivo de S. Jacinto, para a 8ª edição do Campeonato Nacional de Futebol de Rua, duas equipas de quatro jogadores cada disputam a bola. “São apenas 14 minutos e menos jogadores. Como o campo é pequeno, toma-se um jogo muito rápido e intenso”, dispara um rapaz, exausto mas feliz, no fim da partida.
É um entre quase 150 carenciados que disputam a final nacional do campeonato e lutam pela inclusão social, dentro e fora do recinto desportivo. Desde quinta-feira tem sido um frenesim no complexo desportivo onde decorrem os jogos e algumas actividades recreativas: na base aérea de S Jacinto, Aveiro, onde todos dormem, fazem as refeições e cuidam da higiene. Quatro dias intensos que terminam hoje e obrigaram a logística gigantesca. Aos jogadores, somam-se mais dez elementos da organização da Cais e da Câmara aveirense e mais de meia centena de voluntários. No total, 47 jogos e refeições para gerir, que comportam, por exemplo, a divisão de 6400 pães, 280 litros de leite e 5200 peças de fruta. Não é permitido consumo de álcool, o dia começa às 7 horas e a partir das 23 têm de fazer silêncio, lixo e beatas obrigatoriamente nos caixotes, camaratas separadas para rapazes e raparigas.

Mérito desportivo e social

Gonçalo Santos, da Cais, repete que a intenção “é aumentar a inclusão, elevar a auto-estima, ensinar jovens a cumprir regras e horários, aumentar intercâmbio cultural. É difícil mas sentimos que vale a pena, que conseguimos crescer em conjunto”. O treinador da equipa aveirense concorda. A sua experiência confirma que a iniciativa ajuda a “formar jovens em risco” porque socializam e ganham auto confiança”. No fim, os currículos dos jogadores vão ser avaliados “pelos méritos desportivos mas também pela componente social”, de forma a seleccionar a equipa que representará Portugal no Campeonato do Mundo, em França.

FONTE: JN

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s