Consumo de droga ameaça saúde pública

O director do Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência sublinha que «o consumo de droga continua a constituir uma importante ameaça para a saúde pública», registando-se anualmente entre sete e oito mil mortes por overdose na União Europeia.

Na sua mensagem a propósito do «Dia Internacional contra o abuso e o Tráfico de Ilícito de Drogas», a assinalar domingo, Wolfgang Gotz refere também que o panorama actual da droga na Europa «está a mudar», verificando-se «um aumento dos problemas associados ao consumo de drogas estimulantes, como a cocaína, e de novas substâncias que, cada vez mais, têm vindo a surgir no mercado europeu».

Na opinião do director do OEDT, «a prevenção e o tratamento da toxicodependência são dois grandes pilares da resposta europeia a este problema», sublinhando que, a partir dos anos 90, uma das principais conquistas da abordagem europeia tem sido o desenvolvimento gradual dos cuidados prestados aos consumidores de droga.

Todos os anos, na UE, pelo menos um milhão de pessoas recebe tratamento associado a problemas de consumo de droga e, paralelamente, são trocadas ou distribuídas aos toxicodependentes entre 50 e 100 milhões de agulhas e de seringas limpas, conjunto de «medidas que contribuíram para uma redução das novas infecções por VIH e para uma diminuição, em geral, dos níveis de consumo de droga injectável».

«Esta evolução não se verificou apenas em termos quantitativos, mas também a nível qualitativo. Actualmente, a base científica das intervenções é mais sólida e a avaliação tornou-se um elemento crucial da política da droga em muitos países», afirma Wolfgang Gotz, em comunicado citado pela Lusa.

Leia a notícia completa em TVI24.iol.pt

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s