Consumo de droga ameaça saúde pública

O director do Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência sublinha que «o consumo de droga continua a constituir uma importante ameaça para a saúde pública», registando-se anualmente entre sete e oito mil mortes por overdose na União Europeia.

Na sua mensagem a propósito do «Dia Internacional contra o abuso e o Tráfico de Ilícito de Drogas», a assinalar domingo, Wolfgang Gotz refere também que o panorama actual da droga na Europa «está a mudar», verificando-se «um aumento dos problemas associados ao consumo de drogas estimulantes, como a cocaína, e de novas substâncias que, cada vez mais, têm vindo a surgir no mercado europeu».

Na opinião do director do OEDT, «a prevenção e o tratamento da toxicodependência são dois grandes pilares da resposta europeia a este problema», sublinhando que, a partir dos anos 90, uma das principais conquistas da abordagem europeia tem sido o desenvolvimento gradual dos cuidados prestados aos consumidores de droga.

Todos os anos, na UE, pelo menos um milhão de pessoas recebe tratamento associado a problemas de consumo de droga e, paralelamente, são trocadas ou distribuídas aos toxicodependentes entre 50 e 100 milhões de agulhas e de seringas limpas, conjunto de «medidas que contribuíram para uma redução das novas infecções por VIH e para uma diminuição, em geral, dos níveis de consumo de droga injectável».

«Esta evolução não se verificou apenas em termos quantitativos, mas também a nível qualitativo. Actualmente, a base científica das intervenções é mais sólida e a avaliação tornou-se um elemento crucial da política da droga em muitos países», afirma Wolfgang Gotz, em comunicado citado pela Lusa.

Leia a notícia completa em TVI24.iol.pt

Advertisements

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s