Programa de Tratamento para o Alcoolismo

A Associação Dianova Portugal integra a sua metodologia numa filosofia que investe, acima de tudo, nas capacidades dos utentes. Através de um programa educativo e terapêutico a finalidade é dotar as pessoas de competências pessoais e sociais que lhes permitam um desenvolvimento e crescimento emcocional e social. Sendo sensível às mudanças estruturais que têm vindo a acontecer no país, ao nível do tratamento do alcoolismo, esta Associação formulou um programa de tratamento para alcoólicos que cumpre as ideias basilares de um tratamento dirigido a personalizado para as especificidades da problemática em questão.
O Programa Terapêutico assenta nas directivas de um programa residencial de curta duração – 3 a 6 meses. Pretende-se que se estipulem objectivos de concretização e etapas definidas que se efectuem regularmente avaliações, de modo a monitorizar os progressos individuais e a definir estratégias de intervenção de forma a ter sempre em vista a recuperação e reinserção adequada às necessidades de cada um, tendo em conta a especificidade da problemática. Os objectivos gerais do tratamento dos comportamentos alcoólicos são universalmente admitidos, isto é, ajudar o sujeito a iniciar e a manter a longo prazo a abstinência total de álcool, favorecer a melhoria da qualidade de vida alterada pela alcoolização abusiva em todas as áreas, saúde física e mental, estatuto familiar e profissional, inserção social, etc. Trata-se de um tratamento e de um acompanhamento, multidisciplinar, cujo êxito depende da adesão do sujeito, da constância da sua motivação, da confiança depositada na equipa, da continuidade do acompanhamento e, portanto, da qualidade da relação terapêutica, da relação com a equipa, com o grupo e a sua manutenção e longo prazo.
Pretende-se, assim, que as principais vantagens de um tratamento desta natureza se regulem pelos princípios da abstinência controlada, maior intensidade e continuidade no tratamento, assumpção de comportamentos sociais sob condições de observação, maior potencial de intervenção sobre o grupo, separação temporal do meio envolvente habitual.

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s