Por que razão os homens russos bebem tanto?

Por Svetlana Kolchik:

Toda as famílias têm um segredo, um esqueleto no armário. O nosso foi que o meu pai bebia. Não me lembro de uma época em que ele não bebesse; começou muito antes de eu nascer. Ele era um russo por excelência alcoólico, muitas vezes bebendo antes de ir trabalhar, no trabalho e depois do trabalho. Por causa do seu problema perdeu o emprego, os amigos, a saúde, os seus bens e, finalmente, o seu casamento.
Os seus períodos sóbrios foram seguidos por frequentes “zapoi”, uma palavra russa para um excesso de bebidas alcoólicas que podem durar dias, até semanas. Às vezes o zapoi do meu pai coincidiu com eventos stressantes, como eu, então um adolescente, viajando para os Estados Unidos por um ano após ter ganho uma bolsa de estudos no Departamento de Estado do Ensino Médio. O meu pai estava muito bêbado para aparecer no aeroporto e se despedir de mim.
Outras vezes, parecia não haver qaulquer causa aparente para as suas bebedeiras – na verdade, a vida do meu pai foi definitivamente mais interessante do que a vida de uma pessoa vulgar na União Soviética. Ele tinha um PhD em História pela Universidade Estadual de Moscovo, escreveu livros, falava três idiomas, foi editado em revistas importantes e viajava para a Europa com bastante regularidade, mesmo durante o auge da Guerra Fria.
Quando a primavera e o tempo quente davam ares da sua graça nas cidades russas, as ruas enchiam-se de imediato por todo o tipo de bêbados. Com alguns goles de suas latas de cerveja para descomprimir depois do trabalho. Outros tomam uma pesada piela, sozinhos ou acompanhados, para comemorar alguma coisa, ou por nenhuma razão aparente. No entanto, outros parecem tão carregados que já vão a caminhar no meio da estrada (isso aconteceu com meu pai em várias ocasiões.) Sempre que vejo esses homens muitas vezes bem-vestidos e com aspecto decente me perguntava: “Por que é que o meu pai bebe? Por que bebem os homens russos?”

Para desvendar este mistério continue a ler esta crónica no Ria Novosti

1 Comentário

  1. BEBEDEIRA É UMA TREMENDA FALTA DE DEUS NO CORAÇÃO,POIS TUDO QUE PREJUDICA NOSSO CORPO, O PRINCIPAL TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, É TOTALMENTE CONTRA A LEI E OS P´ROPÓSITOS DIVINOS.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

