Novas drogas debatidas em Lisboa

Quais as melhores estratégias para combater as novas drogas na União Europeia? O que é que os Estados-membros podem aprender com a experiência dos outros países? Estas são algumas das grandes questões em cima da mesa entre hoje e amanhã, em Lisboa, no primeiro fórum internacional multidisciplinar sobre novas drogas, do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT).

“(Este encontro) é importante porque o fenómeno das novas drogas está a tornar-se num fenómeno verdadeiramente global – as substâncias que detectamos na Europa são produzidas noutros lugares, muitas vezes fora da Europa”, explicou o coordenador do departamento da Acção sobre as Novas Drogas do OEDT, Roumen Sedefov. Daí que tenham decidido abrir o fórum a outros países europeus e de outros continentes, como a Austrália, o Canadá, o Japão ou Israel e várias organizações internacionais como a Organização Mundial de Saúde. O departamento de novas drogas organizava, até aqui, reuniões anuais, apenas com as entidades responsáveis pelo combate às drogas nos Estados-membros.

As novas drogas são substâncias químicas que vão surgindo no mercado e que, até que haja uma intervenção, são comercializadas de forma legal – normalmente em smartshops e na Internet – porque estão sempre um passo à frente da lei. O fenómeno assume cada vez maiores proporções dentro da própria UE – em cada ano que passa tem crescido o número de novas substâncias psicoactivas sintéticas detectadas.
O relatório anual do OEDT e da Europol que é hoje divulgado actualizará os números, mas em Novembro do ano passado o OEDT falava, por ocasião da divulgação do seu relatório anual, em 33 novas drogas detectadas na UE só durante esse ano. Em 2009 foram identificadas 24, quase o dobro das detectadas em 2008. Na UE são acompanhadas mais de cem.

Ler o artigo completo em publico.pt

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s