Novas drogas debatidas em Lisboa

Quais as melhores estratégias para combater as novas drogas na União Europeia? O que é que os Estados-membros podem aprender com a experiência dos outros países? Estas são algumas das grandes questões em cima da mesa entre hoje e amanhã, em Lisboa, no primeiro fórum internacional multidisciplinar sobre novas drogas, do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT).

“(Este encontro) é importante porque o fenómeno das novas drogas está a tornar-se num fenómeno verdadeiramente global – as substâncias que detectamos na Europa são produzidas noutros lugares, muitas vezes fora da Europa”, explicou o coordenador do departamento da Acção sobre as Novas Drogas do OEDT, Roumen Sedefov. Daí que tenham decidido abrir o fórum a outros países europeus e de outros continentes, como a Austrália, o Canadá, o Japão ou Israel e várias organizações internacionais como a Organização Mundial de Saúde. O departamento de novas drogas organizava, até aqui, reuniões anuais, apenas com as entidades responsáveis pelo combate às drogas nos Estados-membros.

As novas drogas são substâncias químicas que vão surgindo no mercado e que, até que haja uma intervenção, são comercializadas de forma legal – normalmente em smartshops e na Internet – porque estão sempre um passo à frente da lei. O fenómeno assume cada vez maiores proporções dentro da própria UE – em cada ano que passa tem crescido o número de novas substâncias psicoactivas sintéticas detectadas.
O relatório anual do OEDT e da Europol que é hoje divulgado actualizará os números, mas em Novembro do ano passado o OEDT falava, por ocasião da divulgação do seu relatório anual, em 33 novas drogas detectadas na UE só durante esse ano. Em 2009 foram identificadas 24, quase o dobro das detectadas em 2008. Na UE são acompanhadas mais de cem.

Ler o artigo completo em publico.pt

Advertisements

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s