Mais de 25 mil testes de VIH/SIDA em 2010 na Madeira

O Serviço Regional de Saúde da Madeira efectuou, no ano passado, 25 700 testes de VIH/SIDA, mais 8500 que em 2009. O número foi ontem avançado pelo secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, na sessão de abertura do Simpósio “Prevenção da Infecção pelo VIH/SIDA”, que decorreu no auditório do Centro de Segurança Social da Madeira e que contou a presença da médica Cristina Valente, especialista em doenças infecciosas, do Centro Hospitalar de Coimbra.

Embora o VIH/SIDA ainda não tenha cura, nem uma vacina, Jardim Ramos, fez questão de salientar que o facto de o número de testes efectuados estar a aumentar de ano para ano, “é um sinal claro do esforço que tem sido feito pelos serviços de saúde e revelador de uma atitude mais preocupada por parte da população que voluntariamente acede aos meios de diagnóstico”.

O governante adiantou que, nos últimos 10 anos, foram registados, na RAM, um total de 495 casos de VIH/SIDA, 374 dos quais, do sexo masculino e 121 dos sexo feminino. Neste período, ocorreram 81 mortes por SIDA, sendo que a notificação dos casos tem permitido registar 25 novos casos de VIH por ano Francisco Jardim Ramos relembrou que apesar do VIH/SIDA ser uma das principais causas de morte na população jovem e activa, os números registados na Região demonstram uma taxa de sobrevida destes doentes bastante satisfatória.

“A sobrevida associada a esta doença tem sido o principal sucesso a registar, o qual, se deve fundamentalmente a um diagnóstico precoce da doença e a aplicação imediata dos tratamentos anti-retrovirais”, congratulou-se, acrescentando que o combate ao VIH/SIDA tem de continuar a ser feito no domínio da prevenção.

Fonte: Diário Cidade

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s