Estratégia da UE para a biodiversidade tendo em conta o factor ambiental

A estratégia da União Europeia em matéria de biodiversidade até 2020, a ser apresentado na próxima semana, abrirá o caminho para o valor da natureza para ser tido em conta em todas as políticas, incluindo a gestão do ambiente e dos ecossistemas em planos económicos nacionais.

“Há uma necessidade de valoração económica dos benefícios e custos da proteção da biodiversidade, a fim de progredir e melhor orientar a formulação de políticas, embora ciente de que nem tudo pode ser avaliado em termos monetários”, disse François Wakenhut, chefe da Unidade da Comissão Europeia em matéria de biodiversidade, falando no início deste mês num evento do Parlamento Europeu.

A nova estratégia da UE em matéria de biodiversidade, a ser revelada na próxima quarta-feira (04 de maio), vai medir o capital natural da Europa e integrar o valor dos serviços dos ecossistemas no processo decisório.

A estratégia segue o trabalho de instalação do órgão executivo da UE na pesquisa indoor, o Centro Comum de Investigação, no mapeamento dos serviços dos ecossistemas a nível Europeu, o primeiro esboço que ficou conhecido como o “atlas dos serviços dos ecossistemas”, publicado em Março.

Resulta também do trabalho realizado pela Agência Europeia do Ambiente (EEA) sobre os serviços do ecossistema de contabilidade na Europa.

A linha de base da EEA, em Junho de 2010, para a biodiversidade europeia mostrou que a maioria dos serviços do ecossistema não são mais capazes de oferecer a melhor qualidade e quantidade dos serviços básicos, como a polinização de culturas, ar puro e água, e o controlo de inundações ou de erosão.

Ler o artigo completo em euractiv.com

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s