15,6% dos jovens portugueses auto-mutilam-se

Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) a que o jornal Público teve acesso revela que 15,6% dos jovens portugueses, com uma média de 14 anos e alunos do 6º, 8º e 10º ano, auto-mutilam-se. Mais de metade fá-lo nos braços, mas quase sempre em sítios não visíveis.

A investigadora Margarida Gaspar de Matos, coordenadora do estudo para Portugal, explicou ao jornal que estes adolescentes o fazem «como forma de auto-regulação emocional», porque se sentem «tristes, irritados e desesperados».

Estes jovens são também aqueles que apresentam mais comportamentos de risco: fumam, bebem, têm dificuldade em fazer amigos, mas, por outro lado, são também aqueles que mais provocam.

Trata-se de uma «minoria preocupante» e uma realidade escondida já que são os pais destes jovens pouco ou nada sabem sobre a vida e os amigos dos filhos, segundo a investigadora.

O trabalho, que envolveu 5050 adolescentes de 136 escolas públicas, conclui ainda que mais de metade assistiu a brigas no recreio e, destes, dois terços não fez nada. Margarida Gaspar de Matos descreve este comportamento como «uma forma de violência pela passividade».

Fonte: Diário Digital

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s