3,5% dos alunos do 6.º ano fumam pelo menos uma vez por semana

Três em cada 100 alunos do 6.o ano ainda admitem fumar pelo menos uma vez por semana. O primeiro relatório sobre o impacto da lei do tabaco em Portugal, entregue ontem pela Direcção-Geral da Saúde na Assembleia da República, analisou as respostas dos jovens portugueses no âmbito do projecto HBSC Comportamentos de Saúde das Crianças.

Apesar de as amostras serem reduzidas e de o consumo estar a diminuir em todas as idades – desde 2002 caiu para metade entre os estudantes do 6.o ano ano – a quebra registada no 10.o ano é menos significativa. Nove em cada cem alunos com 15 anos admitem fumar todos os dias e 20,3% pelo menos uma vez por semana. Estes resultados fazem parte de uma análise da Organização Mundial de Saúde e retratam uma situação até melhor do que se pensava, afirmou ontem ao i o director-geral da Saúde, Francisco George.

Os últimos inquéritos nacionais em meio escolar do Ministério da Saúde e do Instituto da Droga e da Toxicodependência indicavam, em 2006, um consumo na ordem dos 15% no 3.o ciclo e 24% no secundário. “Estamos convencidos de que não há uma tendência de subida alarmante, mas é preciso continuar a trabalhar”, sublinhou Francisco George, adiantando que a DGS tem em curso uma parceria com a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação, para reforçar os conteúdos de prevenção em saúde na sala de aula.

Ler o artigo completo em ionline.pt

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s