3,5% dos alunos do 6.º ano fumam pelo menos uma vez por semana

Três em cada 100 alunos do 6.o ano ainda admitem fumar pelo menos uma vez por semana. O primeiro relatório sobre o impacto da lei do tabaco em Portugal, entregue ontem pela Direcção-Geral da Saúde na Assembleia da República, analisou as respostas dos jovens portugueses no âmbito do projecto HBSC Comportamentos de Saúde das Crianças.

Apesar de as amostras serem reduzidas e de o consumo estar a diminuir em todas as idades – desde 2002 caiu para metade entre os estudantes do 6.o ano ano – a quebra registada no 10.o ano é menos significativa. Nove em cada cem alunos com 15 anos admitem fumar todos os dias e 20,3% pelo menos uma vez por semana. Estes resultados fazem parte de uma análise da Organização Mundial de Saúde e retratam uma situação até melhor do que se pensava, afirmou ontem ao i o director-geral da Saúde, Francisco George.

Os últimos inquéritos nacionais em meio escolar do Ministério da Saúde e do Instituto da Droga e da Toxicodependência indicavam, em 2006, um consumo na ordem dos 15% no 3.o ciclo e 24% no secundário. “Estamos convencidos de que não há uma tendência de subida alarmante, mas é preciso continuar a trabalhar”, sublinhou Francisco George, adiantando que a DGS tem em curso uma parceria com a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação, para reforçar os conteúdos de prevenção em saúde na sala de aula.

Ler o artigo completo em ionline.pt

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s