Portugal sofreu aumento de casos de doping

O número de violações de “doping” aumentou em 2010, segundo os dados estatísticos apresentados nesta sexta-feira pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).

De acordo com os numeros do ADoP, verificaram-se 60 casos em 3632 amostras recolhidas, dos quais 53 foram testes positivos e sete outras violações, entre não comparência dos atletas aos controlos e outros incumprimentos, o que significa um aumento de 13 em relação a 2009, ano que foram registadas 47 violações.

O futebol foi a modalidade com mais casos positivos, 15, um número muito superior em relação aos quatro detectados em 2009. Segundo Luís Horta, presidente do ADoP, o número cresceu devido ao uso de “drogas sociais”. “Oito dos casos positivos são de uso de canabinóides, Outros são de estimulantes, entre os quais a cocaína, houve um caso de diurético e um outro de uma hormona peptídica”, explicou o clínico, salientando que foi o futebol a modalidade com mais controlos (371) e que produziu o maior número de amostras (1340).

Horta explicou que o caminho da ADoP será o de efectuar “um controlo inteligente”, pelo que o número de controlos efectuados em 2011 não vai aumentar. “Temos de racionalizar os custos”, considerou o presidente do organismo.

Presente na apresentação dos dados estatísticos, Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, garantiu que não haverá cortes orçamentais na ADoP e que a luta contra o “doping” é uma prioridade do governo: “Não haverá cortes nas verbas de funcionamento da ADoP. Entre pagar a viagem de avião de uma equipa à Madeira ou aos Açores e a ADoP, prefiro manter a ADoP porque esta depende apenas do Estado.”

Ver notícia original em publico.pt

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s