EAD estimula operação de despiste de drogas da GNR

A GNR vai ter uma operação especial em Abril para controlar a droga a bordo dos autocarros que seguem para as populares viagens de finalistas em Espanha. A iniciativa faz parte do programa de prevenção inscrito ontem na plataforma europeia contra a droga. O objectivo é garantir que os alunos portugueses não levam estupefacientes para estâncias como Lloret del Mar, depois de fiscalizações pontuais nas fronteiras terem apreendido centenas de doses de haxixe.

A iniciativa foi ontem apresentada formalmente no evento nacional da European Action on Drugs (EAD), uma plataforma que desde 2009 reúne iniciativas europeias contra o consumo e o tráfico de droga. José Marques Dias, adjunto da Direcção de Operações, apresentou os projectos da GNR, que ontem se tornou signatária da EAD, e explicou que o objectivo da operação da Páscoa é prevenir consumos entre os mais jovens mas também evitar que sejam apanhados com droga no estrangeiro. “São situações de grande constrangimento para os jovens e famílias, que muitas vezes não conhecem o enquadramento legal e precisam de apoio judiciário.” Nos planos da GNR nesta área estão ainda 50 acções de formação e sensibilização e reforçar a ligação às redes internacionais Europol e Interpol no policiamento do tráfico de estupefacientes.

Num balanço dos dois anos da plataforma de EAD, com mais de 750 compromissos aprovados – 34 em Portugal -, o representante da Comissão Europeia sublinhou que não faltam incentivos europeus para quem queira desenvolver projectos nesta área, não só para programas de prevenção e saúde pública, como de combate à criminalidade e investigação. António José Afonso, subcomissário na área de prevenção da PSP, um dos primeiros organismos nacionais a inscrever-se na EAD, há um ano, deu conta de mais de 280 acções em 2010. No último ano lectivo, a informação chegou a mais de 640 adolescentes e 292 adultos, entre pessoal docente e alunos das vias profissionais.

Ler a notícia integral em ionline.pt

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s