Entrevista da Visão a João Goulão

3 perguntas a João Goulão, 56 anos, presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência. O especialista diz que, hoje, a canábis, pelo aumento do seu princípio psicoativo, «é cada vez mais uma droga dura».

Qual é o panorama das drogas em Portugal no universo da União Europeia?
Tivemos sempre das prevalências de consumo mais baixas. No entanto, por causa da heroína, durante duas décadas também tivemos das percentagens dos consumos problemáticos mais importantes da Europa.
Foi uma verdadeira epidemia mas actualmente assiste-se a uma estabilização.

Boas notícias, portanto. Tem mais para dar?
Há um outro dado positivo: a diminuição de todas as substâncias ilícitas junto das faixas mais novas. De 2001 para 2007 houve uma redução dos consumos no grupo dos 15-19 anos. Pensamos que as políticas têm dado os seus frutos, que estamos a trabalhar bem na base da complementaridade dos serviços do Estado e dos serviços sociais.

Devemos estar preocupados com a chegada de novas drogas?
Há uma quantidade enorme de substâncias ilícitas em experimentação em Portugal, mas não se transformam em fenómenos de consumo como noutros países europeus. No fim da década de 1990 chegámos a temer um boom do ecstasy, que felizmente não se verificou. Continuamos sobretudo com consumos de substâncias clássicas: canábis, heroína cocaína (que tem aumentado paulatinamente porque estamos na rota da sua entrada no espaço europeu) e ecstasy. A canábis continua a ser a mais consumida e com alguns factores que nos preocupam, como o aumento do teor de THC, principal princípio psicoativo. Hoje já não falamos de drogas leves. A canábis é cada vez mais uma droga dura.

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s