Artigo de opinião – “Europa: que sustentabilidade?”

Ante uma complexa conjuntura internacional, os europeus esperam que da Cimeira de líderes da Zona Euro, agendada para 11 de Março, e do Conselho Europeu, agendado para os dias 24 e 25 de Março, saiam sinais inequívocos que demonstrem uma capacidade de resposta à crise sistémica que persiste na Europa, assegurando crescimento económico sustentável e que, conjuntamente, proponha uma vigorosa refundação da identidade europeia.

Como se sabe, a União Europeia – em especial a Zona Euro – vive o pior momento da sua existência, sendo, por esta razão, imperioso recuperar os ideais do seu projecto político e cimentar o futuro. Aliás, a Europa não poderá sobreviver sem efectivar esse projecto político.

Como indagava o notável ensaísta português António Sérgio: “Conhecem a lenda do relógio de Estrasburgo? O conselho municipal, temendo que o construtor fizesse segundo, mais estupendo ainda, para qualquer outra cidade, resolveu-se a arrancar-lhe os olhos; pediu-lhe então o relojoeiro que lhe deixassem ao menos tocar na obra pela última vez; e, chegando-se a ela, tirou ao mecanismo uma virola. Cegaram-no depois. Mas o relógio já não andava: todas as rodas giravam bem, mas não engrenavam entre si (…)”. Em suma, desaparecida a unidade, a máquina facilmente se desarranja.

Ler a crónica completa em jn.pt

Advertisements

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s