Empresas ambientais apostam na responsabilidade social

Há cada vez mais empresas da área do Ambiente a obter a certificação de responsabilidade social (Norma SA 8000), dando corpo à crescente preocupação empresarial com a sustentabilidade, as questões sociais e com a comunidade local. A APCER, uma das entidades certificadoras acreditada pela SAAS – Social Accountability Accreditation Services , já certificou 15 empresas do sector, sendo que 12 delas pertencem ao grupo Águas de Portugal (AdP).

Fora do grupo, destaque para a Águas de Cascais, o Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Urbanos do Porto e a Lipor. A SGS ICS já certificou duas empresas neste âmbito, nomeadamente a VALNOR e a Águas do Cávado e, de acordo com Leonor Caetano, social responsibility manager da certificadora, são inúmeras as vantagens, «já que os resultados se reflectem nos recursos humanos, na comunidade envolvente, na sua reputação e nos seus resultados financeiros».

Conquistar a preferência do consumidor, aumentar o valor das marcas, melhorar a performance económica, prevenir riscos, reduzir o consumo de recursos e melhorar o desempenho e o envolvimento dos colaboradores são, segundo a responsável, as principais motivações que levam as empresas a obter esta certificação.

A Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações (RSO), que existe desde 2008, inclui já mais de uma centena de empresas. Ainda assim, para a coordenadora nacional Margarida Segard, o grande desafio passa por chamar à rede as PME e as micro-empresas, «que ainda não vêm a responsabilidade social como uma ferramenta de gestão».

Ler o artigo completo em ambienteonline.pt

Advertisements

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s