Empreendedorismo social em Vila Real

O Instituto de Empreendedorismo Social (IES), em parceria com o Governo Civil de Vila Real, a Fundação EDP e as Câmaras Municipais de Alijó, Boticas, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Ribeira de Pena e Sabrosa, apresentou no final de Desembro os resultados de uma pesquisa de iniciativas de Empreendedorismo Social.

Depois de Cascais, o IES rumou a Vila Real à procura de iniciativas que promovessem maior bem-estar social. Recorrendo à aplicação da metodologia ES+ (ver caixa), e contando com a colaboração de docentes da Universidade Católica, do ISCTE, da Universidade de Lancaster e do INSEAD, partiram para a “identificação de projectos inovadores na resolução de problemas sociais e ambientais, com elevado potencial de transformação social e escalabilidade.”

Esta iniciativa enquadra-se na missão do IES, que consiste em trabalhar com organizações e indivíduos excepcionais e determinados para identificar, apoiar, promover e relacionar iniciativas inspirando e potenciando um mundo melhor. Trata-se de um projecto inovador e ambicioso, focado numa missão social, que pretende a partir do conhecimento local ter um elevado impacto ao nível global.

Ao fim de vários meses de trabalho, o IES fez, no passado mês de Dezembro, a apresentação pública de resultados no Auditório das Geociências da UTAD em Vila Real. Entre a audiência contaram com a presença da Fundação EDP, da UTAD, das diferentes Autarquias e de organizações dos sectores público, privado e social. No final da sessão, o IES e a UTAD assinaram um protocolo de colaboração futura nas áreas da investigação e formação com o objectivo de dar continuidade ao trabalho realizado.

“Foi uma oportunidade de reconhecer boas ideias, boas iniciativas e óptimos resultados. Foi um momento de celebração.” comentou Miguel Alves Martins, Director Executivo do IES. Este evento marcou a consolidação de uma estratégia de apoio e desenvolvimento do Empreendedorismo Social em Portugal, que começou no município de Cascais em 2009, e que serve para detectar, apresentar, homenagear publicamente e apoiar 5 iniciativas de Empreendedorismo Social em Vila Real (5 ES+) e 3 iniciativas de Empreendedorismo de Desenvolvimento Local.

As 5 iniciativas de Empreendedorismo Social destacadas em Vila Real foram a Oficina Agrícola, a Equipa de Atletismo, Apoio Social, Bolsa de Voluntariado e Loja Eco (ver caixa). As 3 iniciativas de Empreendedorismo de Desenvolvimento Local apresentadas foram a Enoteca Douro, a MSS Douro Wine & Gourmet Products e o Pena Aventura Park.

Ler notícia completa em Impulso Positivo

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s