A “Casa dos Vizinhos” nasce no Porto

Imagine-se uma cidade feita de ruas que são condomínios gigantes. De condomínios que servem de apoio a cidadãos sozinhos e de cidadãos sem apoio que encontram nestes espaços a âncora que lhes falta. Em traços gerais, foi este o sonho que ergueu a Casa dos Vizinhos, um projecto de cidadania participativa que abriu portas em Dezembro, na sede da Associação Filos, no Porto.

A ideia é simples: criar um movimento que privilegie a vizinhança em meio urbano, construindo, literalmente, uma casa de portas abertas a todos. A viagem do padre José Maia, responsável pelo projecto, à Colômbia mudou tudo. Foi lá para conhecer projectos de apoio a toxicodependentes e refugiados das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e saiu de lá com uma certeza: “Todos os projectos podem ser concretizados. Há coisas que dizemos que são impossíveis e lá vi que tudo se pode fazer.”

Assim, há dois anos, no Dia Internacional de Luta Contra a Pobreza, arriscou o lançamento do Movimento Comunidades de Vizinhança, um projecto que constitui uma “mudança de paradigma” em relação a tudo o que se tem feito. É um projecto que tem nos voluntários um ponto de referência: foram eles que “traçaram um perfil das ruas” a intervencionar – Rua de Costa Cabral, Rua da Alegria, Rua de D. João IV e Rua do Bonfim -, que “sapatearam e radiografaram” os problemas que atormentam a cidade. E o “público-alvo” foi facilmente identificado: os idosos em situação de solidão.

Ler o artigo completo em publico.pt

Anúncios

1 Comentário

  1. Gostaria de fazer qualquer coisa para ajudar. Sou reformada, faço voluntariado numa lojinha do hospital de Sto António, às 5as das 13h às 17,a favor da Liga do Hospital. Comecei a semana passada a dar apoio aos almoços e jantares dos velhinhos das Irmãzinhas dos Pobres no Pinheiro Manso. Mas sei que há mais que talvez pudesse fazer…
    Não haverá Casa dos Vizinhos em Matosinhos? Tenho lá uma prima, brasileira, divorciada e doente e que vive em grande solidão…


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s