Nova aposta da Bolsa de Valores Sociais na compostagem

Chama-se Centro de Compostagem – EC3 – e é um dos projectos mais recentes cotados na Bolsa de Valores Sociais. Constitui uma iniciativa a nível local, em Ferreira do Alentejo, com vista à redução dos resíduos orgânicos. Mas, mais do que isso, promove a sensibilização ambiental, especialmente entre os mais novos e os idosos

Transformar uma escola abandonada e em crescente degradação num “foco de propagação” de boas práticas ambientais associadas à compostagem foi o que Albertina Raposo, docente no Instituto Politécnico de Beja e coordenadora pedagógica do projecto EC3, em conjunto com o Centro de Estudos Vasco da Gama, conseguiu fazer. A escola primária n.º 1 de Gasparões, no concelho de Ferreira do Alentejo, é agora um ecocentro de compostagem caseira -, que assenta numa forte vertente pedagógica ao nível da Educação Ambiental.

Como explica Sofia Poeiras da Silva, técnica responsável do EC3, “têm sido promovidas acções de formação dirigidas à comunidade com a entrega de compostores aos interessados, a participação em eventos, de que são exemplo a Ovibeja, o Roadshow Ferreira Sustentável, entre outros e workshops de compostagem caseira”. No que respeita a estes últimos, de destacar actividades como “a construção/montagem de compostores, informação sobre o processo de compostagem, recolha de resíduos para compostar e informação sobre as condições necessárias para obter um composto de qualidade, observação de minhocas associadas ao processo de vermi-compostagem no laboratório do Centro, entre muitas outras”, como enumera a responsável.

Ler notícia completa em oje.pt

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s