Organização de ideias TED implementa o seu segundo evento na cidade invicta

A cidade invicta vai receber a segunda edição do TEDx O’ Porto. No dia 21 de Março a Casa da Música cede o seu espaço e recebe oradores de todo o mundo para partilhar ideias que pretendem revolucionar a forma como se olha a realidade.

TED, parece o nome de uma personagem de série animada, mas está longe disso. É uma organização composta por pessoas que dedicam o seu tempo a encontrar indivíduos excepcionais e a promover conferências.

Esta já é a segunda edição de um evento TED na cidade Invicta. Distingue-se da primeira pela confirmação de alguns oradores internacionais como Julian Treasure, que esteve presente no TEDGlobal 2009.

Participar num colóquio TED é pedir para ser surpreendido. O orador é convidado partilhar, em apenas 12 minutos, uma ideia, visão ou experiência que revolucionou a forma como este encara o mundo.

Para William Uri acabar com os conflitos no Médio Oriente deixou de ser impossível e Zainab Salbi sabe que a resposta para qualquer guerra é colocar as mulheres na mesa das negociações.

Fonte: Lusa

Ted Independentes (TEDx)

As conferências começam nos EUA em 1984, mas o seu sucesso ultrapassou fronteiras e, assim sendo, têm vindo a ser promovidos eventos TED de forma independente. O TEDx O’ Porto é apenas um destes casos. A ideia original mantém-se, mas a organização está a cargo de um grupo de jovens portugueses.

Só em Janeiro de 2011 estão previstos mais de 40 eventos TEDx submetidos a temas como Mulher ou Juventude. O Pensar, materializado na escrita ou na fala é a expressão maior de liberdade, tal como George Orwell faz saber no seu livro “1984”. Portanto, é com curiosidade que se observa TEDx realizarem-se nos quatro cantos do mundo.

Em Portugal foram três jovens que abraçaram este desafio. Sob o tema “Oficina de Talento”, convidaram António Câmara (YDreams), Tiago Forjaz (Fundação Talento), Fred Oliveira (WeBreakStuff), Leo Xavier (Quodis), Miguel Martins (Instituto Empreendedorismo Social, entre outros.

Com expectativas mais modestas, no ano passado o evento realizou-se um espaço com 400 lugares, visivelmente insuficientes para as 4 mil candidaturas que a organização afirma ter recebido. Este ano, estão previstos 1200 lugares na Casa da Música e as inscrições já podem ser feitas, através do site http://tedxoporto.com/. Participar tem um custo de 100 euros (inclui almoço, lanches, ofertas e DVD com vídeos das palestras).

Oradores Confirmados TEDx O’Porto 2011:

Manuela Gonzaga foi Jornalista durante 30 anos, abandonou a profissão para se dedicar à investigação a tempo inteiro. Mestre em História, já publicou nove livros que variam da comédia de costumes à psicologia.

Julian Treasure foi baterista e actualmente estuda o som. Acredita que os sons que nos rodeiam influenciam o nosso estado de espírito e produtividade. Julian esteve no TEDGlobal 2009 e é autor do livro Sound Business.

Gmb Akash é um fotógrafo premiado que vê a fotografia não só como arte, mas também como uma poderosa ferramenta que lhe permite transmitir mensagens e produzir mudanças sociais.

Peter Joseph é produtor, cineasta, guionista e realizador dos seus próprios filmes (feitos no âmbito do Movimento Zeitgeist). O próximo filme de Peter debruçasse sobre o desenvolvimento de um novo sistema económico.

Bento Amaral ficou tetraplégico aos 25 mas não deixou que isso travasse a sua vida. Licenciou-se em Engenharia Alimentar e qualificou Portugal para os paralimpícos de Pequim na modalidade de vela. Actualmente participa de forma regular em debates sobre a integração completa de deficientes em todas as esferas sociais.

Mark Boyle – “The Moneyless Man” é um ex-empresário desiludido com o sistema económico e social. Decidiu mudar completamente e hoje vive numa roulotte e sobrevive dos recursos que ele mesmo planta, cria ou troca. Para Mark o consumismo é reflexo do desapego da sociedade aos bens essenciais materiais (sempre tão acessíveis) e esse consumismo.

Celso Grecco foi o criador da primeira Bolsa de Valores Sociais. Actualmente é consultor em Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Investimento Social no Brasil.

Joaquim Borges Gouveia é Professor Catedrático do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro e vai estar no TEDx O’Porto a falar sobre o “Desabrochar das Ideias”.

Advertisements

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s