Bolsa de Valores Sociais: O que é?

As organizações sociais não existem para resolver problemas sociais, mas sim no sentido de criarem “vacinas” para esses problemas. É este o princípio subjacente à criação da Bolsa de Valores Sociais (BVS), cujo objectivo é replicar o ambiente e os conceitos de uma Bolsa de Valores. E foi com este lema que a BVS assinalou o primeiro aniversário, em Novembro.
O modelo da BVS beneficia as organizações sociais desde que estas cumpram critérios exigentes de selecção. As condições obrigatórias para entrar neste “mercado” são a transparência, governança e demonstração de resultados do seu impacto.
A BVS tem de momento 22 projectos sociais cotados em quatro áreas de combate – pobreza, exclusão, solidão e doença. Esta Bolsa assume-se como um laboratório social, identificando e cotando as organizações que comprovem ter capacidade para desenvolver metodologias que abordem a causa dos problemas e não as consequências, sendo que 100 dos recursos financeiros doados pelo “investidor” são canalizados de imediato para o projecto cotado.
Os custos operacionais da BVS são suportados na íntegra pelos parceiros e co-fundadores – a Euronext e as fundações EDP e Gulbenkian – e também pela Caixa Geral de Depósito, o seu banco oficial.
Celso Grecco, mentor e consultor da BVS, refere que “a actual conjuntura mundial não advém do sector social, mas sim do sector privado em conjugação com os governos, que não regularam os mercados financeiros. Os problemas estão aí, e o sector social é parte da solução, nunca do problema”. E remata que, “se a crise agravou os
problemas sociais, cabe aos empreendedores fazer um trabalho de contenção das dificuldades das pessoas e das comunidades”.

Advertisements

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s