Campanha de IDT reúne várias organizações

Dezenas de entidades públicas e privadas comprometeram-se a reduzir o consumo excessivo de álcool, sobretudo, entre os jovens. A iniciativa é do Instituto da Droga e da Toxicodependência IDT e foi assinada entre outras, pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a Direcção Geral de Saúde e os produtores de bebidas alcoólicas.
Entre os objectivos estão a diminuição das mortes na estrada associadas ao consumo excessivo do álcool e a redução do número de jovens que bebem mais de seis bebidas numa noite.
“Temos a noção de que é muito difícil mas o que aqui é importante é o caminho que queremos que seja percorrido e o caminho é atingir valores muitíssimo mais baixos, quando estamos a falar por exemplo de embriaguez abaixo dos 18 anos”, afirma Manuel Cardoso, da direcção do IDT.
Ao contar com a colaboração de várias entidades, o IDT assume que o problema é grande demais para uma só instituição. Mas o caminho está em marcha e o Instituto da Droga e Toxicodependência tem pronta a rede de referenciação para os doentes de alcoologia. Aguarda apenas a aprovação da tutela do guia que permite traçar o percurso de quem precisa de ser tratado.
“O normal será a primeira referência dos cuidados primários serem as estruturas do IDT. Depois as unidades de alcoologia e, nós próprios, se tivermos dificuldades, nomeadamente, na área da patologia física, podemos enviar para outras especialidades da medicina hospitalar ou mesmo para a saúde mental. É uma rede e as coisas hão de funcionar em todos os sentidos”, explica Manuel Cardoso.

Notícia integrada na edição de 30/11/2010, da Página 1.

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s