Consumo de drogas e álcool é uma realidade cada vez mais prematura

Metade dos alunos das áreas metropolitanas, entre os 12 e 18 anos, já ingeriu bebidas fortes, um em cada dez usou drogas e há uma ligação “forte”, em 91,4% dos casos, entre estes consumos e comportamentos desviantes. As conclusões são de um estudo da Escola de Criminologia do Porto e foram apresentadas ontem, no âmbito do 72º Curso Internacional de Criminologia, que decorre até amanhã naquela cidade.

Segundo a co-autora do estudo Josefina Castro, confirma-se uma “elevada” prevalência de consumo de álcool entre os alunos das duas áreas metropolitanas – 50,5% admitiram a ingestão de bebidas fortes.
Cerca de 11,4% referiram que já consumiram drogas, sobretudo canábis
(10,9%), com maior prevalência na Área Metropolitana de Lisboa (14%), contra (8,2%) na Área Metropolitana do Porto.

“Quando comparamos estes dados com um inquérito internacional de 2005, verificamos que há um aumento da prevalência no consumo de canábis e um aumento, ainda que menos significativo, nas drogas duras”, disse a docente da Escola de Criminologia. Há uma ligação “forte” entre consumos de drogas ou álcool e atitudes desviantes, diz. Os comportamentos criminais mais confessados foram condução sem carta (21,2%), furto em loja (18,4%) e agressão sem arma (18,4%). Lisboa surge com mais comportamentos delinquentes (54,3%) do que o Porto (44,6%). A excepção está nas agressões à integridade física, equivalente nas duas áreas metropolitanas.

O estudo acrescenta que a humilhação é a experiência mais traumática sofrida pelos jovens. Seguem-se a ameaça de agressão e o furto. Os rapazes são mais violentos do que as raparigas, mas são também as principais vítimas de violência.

Ler o editorial do Destak aqui; consultar mais informação aqui.

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s