Consumo de drogas e álcool é uma realidade cada vez mais prematura

Metade dos alunos das áreas metropolitanas, entre os 12 e 18 anos, já ingeriu bebidas fortes, um em cada dez usou drogas e há uma ligação “forte”, em 91,4% dos casos, entre estes consumos e comportamentos desviantes. As conclusões são de um estudo da Escola de Criminologia do Porto e foram apresentadas ontem, no âmbito do 72º Curso Internacional de Criminologia, que decorre até amanhã naquela cidade.

Segundo a co-autora do estudo Josefina Castro, confirma-se uma “elevada” prevalência de consumo de álcool entre os alunos das duas áreas metropolitanas – 50,5% admitiram a ingestão de bebidas fortes.
Cerca de 11,4% referiram que já consumiram drogas, sobretudo canábis
(10,9%), com maior prevalência na Área Metropolitana de Lisboa (14%), contra (8,2%) na Área Metropolitana do Porto.

“Quando comparamos estes dados com um inquérito internacional de 2005, verificamos que há um aumento da prevalência no consumo de canábis e um aumento, ainda que menos significativo, nas drogas duras”, disse a docente da Escola de Criminologia. Há uma ligação “forte” entre consumos de drogas ou álcool e atitudes desviantes, diz. Os comportamentos criminais mais confessados foram condução sem carta (21,2%), furto em loja (18,4%) e agressão sem arma (18,4%). Lisboa surge com mais comportamentos delinquentes (54,3%) do que o Porto (44,6%). A excepção está nas agressões à integridade física, equivalente nas duas áreas metropolitanas.

O estudo acrescenta que a humilhação é a experiência mais traumática sofrida pelos jovens. Seguem-se a ameaça de agressão e o furto. Os rapazes são mais violentos do que as raparigas, mas são também as principais vítimas de violência.

Ler o editorial do Destak aqui; consultar mais informação aqui.

Advertisements

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s