Entidades patronais poderão rastrear consumo de drogas e álcool

Daqui para a frente, os médicos do trabalho estarão autorizados a realizar testes aos consumos de álcool e drogas a trabalhadores, submetendo para isso um regulamento específico á aprovação da Comissão de Dados. Em especial, as empresas que exerçam funções de risco, como, por exemplo, os que operam na área dos transportes ou construção civil.

Esta proposta foi dirigida por um grupo de trabalho liderado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), definindo nesse sentido as regras e os princípios que grandes empresas devem seguir para prevenir e tratar problemas ligados ao consumo. Este documento denominado “Linhas Orientadoras para a Intervenção Social. Modelo de Intervenção em Reinserção” terá o aval dos ministérios do Trabalho e da Saúde, muito brevemente.

Calcula-se que “um milhão de portugueses tem problemas com o consumo de álcool e cem mil com drogas ilícitas. A maioria são pessoas activas”, conta Mário Castro, do departamento de monitorização, formação e relações internacionais do IDT. Razões suficientes para que durante um ano um grupo restrito tivesse negociado este documento, que será em breve divulgado em público. “Queremos pôr isto na agenda das empresas e organizações públicas e privadas”.

Apesar de as empresas não serem obrigadas a pôr em prática medidas como o rastreio, Carlos Ramos Cleto, do núcleo de reinserção do IDT, acredita que “as empresas maiores terão interesse em fazê-lo”, já que os custos do absentismo, sinistralidade e falta de produtividade são bem mais elevados. O enquadramento da política, as acções preventivas e de informação, as regras dos testes e o encaminhamento dos doentes para tratamento “têm de ser do conhecimento de todos “, mesmo que a data dos testes não seja divulgada.

Ler notícia completa em: dn.pt

PS: Como consequência 250 empresas já pediram testes ao álcool e o IDT incentivou a colaboração de outras tantas.

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s