Dia Nacional do Não Fumador: Responsáveis exigem sanções mais duras; Cigarros electrónicos mantêm o vício

O consumo de cigarros continua a diminuir em Portugal – com excepção do tabaco de enrolar, que este ano cresceu quase 30 por cento -, mas a lei de prevenção do tabagismo deverá tornar-se mais exigente já em 2011, incluindo sanções mais duras para os prevaricadores.

Esse é pelo menos o objectivo do director-geral da Saúde, Francisco George, que admitiu a “necessidade de propor critérios mais exigentes para a qualidade do ar no interior dos locais onde se pode fumar e sanções mais rigorosas”. Hoje assinala-se o Dia Nacional do Não Fumador.

“Isso são manobras de diversão”, comenta o presidente da Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo, Luís Rebelo, que defende a proibição de fumar em todos os recintos fechados, à semelhança daquilo que os espanhóis se preparam para fazer, quatro anos após a entrada em vigor da legislação antitabagista naquele país.

Os cigarros eletrónicos vendidos na Internet e apresentados como eficazes para deixar de fumar são prejudiciais à saúde, mantêm a dependência e funcionam como um aliciante para os mais novos começarem a fumar, denunciou a confederação contra o tabagismo.

“Os cigarros eletrónicos mantêm a dependência e começam a ser relatados efeitos negativos na saúde de quem os consome, além de que são caríssimos. São um pequeno brinquedo de luxo para países ricos e discriminatório socialmente para os países mais pobres”, afirmou à Lusa Luís Rebelo, presidente da Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo.

O responsável alertou ainda que o facto de muitos destes cigarros estarem disponíveis com diferentes sabores adocicados, como o chocolate, pode funcionar como um aliciante para crianças e jovens se iniciarem no tabagismo, já que “produtos aditivos com sabor e cheiro melhoram a capacidade de fumar para quem está a começar”.

Ler as notícias completas em: Público; Correio do Minho.

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s