Listas de espera dos centros de alcoologia continuam a crescer

Juntamente com as notícias de cortes no pessoal do Instituto de Droga e Toxicodependência (IDT), vieram a público outras com efeito directo no congestionamento das listas de espera, no Centro de Alcoologia do Sul. Quem procura tratamento nesta unidade de tratamento que cobre praticamente metade do país uma vez que além de Lisboa cobre o Alentejo e o Algarve, tem que aguardar pelo menos dois meses para conseguir uma primeira consulta. Apesar dos casos mais graves serem tratados a Norte, a procura neste departamento tem sido maior que a oferta que se consubstancia num período de ano para quem quiser marcar uma primeira consulta e dois para quem necessita de internamento.

O presidente do IDT, Jão Goulão, considera que esta é uma questão “circunstancial” e garante que o IDT tentará recuperar e diminuir a lista na reestruturação em curso e na organização dos recursos humanos e logísticos detidos. Ainda que a situação se possa agravar com as dispensas pendentes os pacientes podem vir a ser reencaminhados para as estruturas desenhadas nas unidades de psiquiatria dos hospitais. Na Unidade de Alcoologia do Centro do País, a lista de espera para consulta é de 16 dias e para internamento é de um mês, por sua vez na unidade de alcoologia do Norte, o tempo de espera ronda as três semanas.

Esta sobrecarga e adiamento de consultas na sua maioria em situações de crise, merece toda a reprovação do director clínico do Hospital Psiquiátrico de Coimbra. Pires Preto que trabalhou cerca de 12 anos no Centro Regional de Alcoologia do Centro, defende que é necessário socorrer o doente logo que ele reconheça o problema. Tanto mais que o rápido combate ao alcoolismo pode evitar o aparecimento de outras patologias associadas.

Os especialistas do IDT admitem que a crise económica e social que vivemos potencia um maior consumo de álcool e dizem que, em Portugal, se bebe cada vez em maior quantidade e cada vez mais cedo. Os problemas ligados ao álcool marcam o Congresso Nacional promovido hoje e amanhã em Lisboa pelo IDT.

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s