Lacunas no tratamento estendem-se ao tabaco

As insuficiências no tratamento tabagístico provocadas pela crise generalizada que já se abateu à reabilitação de drogas e álcool puseram a nú os parcos recursos dos profissionais no activo. Estes têm vindo a deparar-se com situações cada vez mais complicadas, associadas a problemas de saúde, sociais e económicos dos fumadores portugueses que pedem ajuda para deixar os cigarros.

Em vésperas do Dia Nacional do Não Fumador, as estatísticas existentes, aponta para uma ligeira diminuição da prevalência dos fumadores, em Portugal. A especialista, Ivone Pascoal, da Comissão do Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, afiança que “esta conjuntura em que vivemos complica muito todo o processo. O fumador, por um lado, até iria poupar dinheiro ao deixar de fumar, (…) por outro lado, ainda tem, infelizmente, de pagar os fármacos para a cessação tabágica.”

O tabaco é o principal factor de risco para o cancro do pulmão, a segunda causa de morte por doença oncológica, em Portugal, segundo a Liga Portuguesa contra o Cancro. Ivone Pascoal explicou que, além da força de vontade -“o ingrediente indispensável” para deixar de fumar -, ajuda muito que o fumador tenha acesso a boas práticas na cessação tabágica, como um acompanhamento e tratamento farmacológico adequado à sua situação. Neste momento, a nível nacional, “não há grande tempo de espera para as consultas, os fumadores já têm acesso a uma consulta de cessação tabágica, mas corremos o risco de, quando chega a altura de escolher o fármaco, (…) eles não o conseguem comprar ou então interrompem o tratamento antes do tempo por falta de dinheiro”, concluiu Ivone Pascoal.

Mais informações em:

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s