Bolsa de Valores Sociais comemora hoje o primeiro aniversário

A Bolsa de Valores Sociais (BVS) completa hoje, segunda-feira, um ano de actividade, tendo canalizado para duas dezenas de projectos menos de metade do meio milhão de euros apontado como objectivo, mas com a contribuição de particulares mais generosa do que a das empresas.

Este é o resumo a fazer da instituição que tem cotados 22 projectos sociais, num montante superior a 2,5 milhões e meio de euros, embora o investido até sexta-feira tenha sido de 245.574 euros, ou seja, 9,72% das necessidades. Falta confirmar o receio do presidente e criador da BVS de um erro de 60 mil euros a mais num dos projectos.

Celso Grecco espera chegar a 31 de Dezembro com 300 mil euros de investimentos, mas reconhece que a BVS, criada pela Atitude – Associação pelo Desenvolvimento do Investimento Social, com o apoio da Euronext (Bolsa de Valores de Lisboa) e das fundações Caloust Gulbenkian e EDP, não alcançará os objectivos: meio milhão de euros de investimentos e o financiamento de dois projectos a 100%.

Na sua auto-apresentação, a Bolsa de Valores Sociais replica o ambiente de uma Bolsa de Valores e o seu papel é facilitar o encontro entre Organizações da Sociedade Civil criteriosamente seleccionadas, com trabalhos relevantes e resultados comprovados na área da Educação e do Empreendedorismo, e investidores sociais (doadores) dispostos a apoiar essas Organizações através da compra de suas acções sociais.
Ao promover os conceitos de investimento social e investidor social, a Bolsa de Valores Sociais propõe que o apoio às Organizações da Sociedade Civil seja visto não sob a óptica da filantropia e da caridade, mas sim do investimento que deve gerar um novo tipo de lucro: o lucro social.

Ler o resto da notícia em jn.pt

Ler a crónica no Destak: Em busca de vacinas contra a pobreza

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s