União europeia aponta para níveis de estabilização no consumo de cannabis

Segundo o relatório do Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência apresentado em Lisboa, a utilização de cannabis aparenta estabilizar ou mesmo diminuir apesar de ainda ser a droga mais consumida na Europa. Esta tendência, confirmada pelos dados coligidos, é mais evidente em países como a Dinamarca, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Reino Unido. Ainda assim e contrariamente aos dados apresentados, os países da Europa oriental como República Checa, Eslováquia e Estónia atingem números elevados, estimando-se que três milhões de jovens europeus deverão consumir cannabis diariamente, quer seja sob a forma de erva ou de resina.

No lado negocial, o crescente cultivo no velho continente tem a seu favor a redução dos custos de importação e o óbvio incremento das receitas, contudo não conseguindo competir com a produção maioritária no Afeganistão e Marrocos. Um estudo recente, citado pelo relatório do OEDT, refere que o Afeganistão se terá transformado no maior produtor mundial de resina de cannabis (vulgo haxixe), com uma produção anual estimada entre 1500 e 3500 toneladas. No entanto, Paul Griffiths, especialista do observatório, afirma que continua a ser a produção marroquina que abastece os países europeus.

O estupefaciente também conhecido como Marijuana, comportou um grande crescimento no consumo europeu, nas décadas de 90 e no início da presente. Cálculos estatísticos indicam que a substância terá sido experimentada, pelo menos uma vez na vida, por cerca de 75,5 milhões de pessoas e, no último ano, terá sido utilizada por 23 milhões de europeus. É uma das principais razões na procura dos novos tratamentos (85 mil utentes) iniciados na UE.

Mais informações em:

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s