Heroína mantém-se como um grave problema de saúde pública na Europa

A heroína está longe de ser um problema ultrapassado na Europa. Este opiácio desdobra-se em malefícios para a sociedade, dos quais se destacam o número de pedidos de novos tratamentos, de mortes associadas ou de infracções à legislação em matéria de droga e de apreensões. As estimativas do já citado relatório do Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência (OEDT), referem a existência de 1,35 milhões de consumidores problemáticos de opiáceos como a heroína na União Europeia e na Noruega.

Pelos dados que se conseguiram apurar, supõe-se que o número de consumidores tem vindo a aumentar, atendendo ao volume de entradas em tratamento por causa da sua utilização. Um milhão de pessoas ao todo são o ónus que apontam à principal razão do recurso a este tipo de programas. Os opiáceos continuam a ser também a principal causa de morte entre os toxicodependentes, cerca de 85 por cento. Entre 1995 e 2007, foram notificadas entre 6400 e 8500 mortes causadas pelo consumo de droga. A idade das vítimas mortais também tem vindo a aumentar, indício de uma população envelhecida de consumidores crónicos de opiáceos. A despeito deste cenário, as infecções por via endovenosa entre os consumidores de droga tem estabilizado nos últimos anos.

O nível de propagação transfronteiriço deste flagelo é outra das preocupações gerais que ameaçam a saúde pública. Países a leste como Rússia e Ucrânia estão a atingir níveis elevados, supostamente duas a quatro vezes a média europeia, com as devidas consequências na propagação do VIH ou de mortes induzidas pelo consumo de droga. É pois considerado por este observatório um problema europeia e não de foro interno desses países.

Mais informações em:

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s