Portugal na primeira linha do desenvolvimento humano

Portugal continua a figurar nos múltiplos rankings de desenvolvimento humano. Desta feita, aparece na 40ª posição numa classificação sobre o bem-estar das populações entre 169 países, realizada anualmente pelas Nações Unidas. Os números inscritos no Relatório de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, ditam que Portugal embora tenha descido seis posições em relação ao ano anterior continua no grupo dos países de “desenvolvimento humano muito elevado”.

À cabeça do pelotão encontra-se a reincidente Noruega que gasta mais do dobro dos serviços de saúde por pessoa do que os Portugueses. Enquanto a proporção sobre o número de médicos e de camas para cada cem mil pacientes, a realidade nacional é muito aproximada à dos que estão no topo da tabela (34 e 35 contra os respectivos 39, 39 da Noruega), a despesa na saúde per capita persiste no contraste. Em 2007, Portugal gastou 1700 euros por pessoa, face aos 3340 euros da Noruega. Os Americanos são os mais abastados neste capítulo gastando um total de 5107 euros.

Num outro quadro, que questiona a qualidade dos serviços de saúde, 64 por cento dos portugueses disse estar satisfeito. O Relatório de Desenvolvimento Humano é publicado anualmente pelas Nações Unidas desde 1990 e avalia a situação dos países através do Índice de Desenvolvimento Humano, que pretende perceber o bem-estar de uma população

Mais informações em:

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s