FMI desconfia dos mercados mas conjectura falência Portuguesa

O Fundo Monetário Internacional declarou que para certos analistas de mercado, existem uma hipótese “quase certa” de incumprimento das dívidas por parte de Portugal. A instituição considera que estes dados são “sobrestimados” não excluindo, contudo, o risco de falência do país.

No relatório Fiscal Monitor, ontem divulgado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) destaca que, “apesar de as perspectivas orçamentais terem melhorado a um ritmo mais rápido do que o esperado na Grécia e em Portugal, alguns analistas do mercado vêem como quase certo a ocorrência de um evento de crédito”. Este crédito traduz-se em ajudas externas para o pagamento da dívida que equivale a 15,5 por cento do PIB, um situação recorrente e que o FMI salienta ter precedentes em outras nações e épocas. Na realidade, a Grécia teve de recorrer à ajuda do fundo de estabilização do euro e ao FMI para equilibrar as suas contas públicas algo que Portugal quer evitar de uma forma contumaz.

O FMI, liderado por Strauss-Kahn, diz que as necessidades de financiamento de Portugal em 2011 equivalem 20,7% do PIB. A organização sustenta que esses requisitos internacionais irão aumentar abruptamente no ano que vem para 27 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), em média. Nesse lote de países, Portugal acompanha Grécia, Japão e EUA com uma dívida vencida em 2011 que ultrapassará largamente a redução do défice prevista.

A perspectiva de financiamento portuguesa decretada pelo FMI pode ser mais curta já que as últimas projecções oficiais do fundo ainda não contabilizam o impacto das medidas de austeridade do Orçamento do Estado (OE), do próximo ano. Entre elas, o governo reviu o limite máximo de endividamento, estipulando que este pode aumentar em 11.573 milhões de euros, o que equivale a 6,8 por cento do PIB.

Mais informações em:

    Deixe um comentário

    Ainda sem comentários.

    Comments RSS TrackBack Identifier URI

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s