A Alma é o segredo do Negócio, por José Bancaleiro

(…)

A comunicação é uma das principais ferramentas que qualquer gestor possui para liderar as suas pessoas. È por isso que deixou de ser uma mera ferramenta de marketing para “clientes externos”, para se transformar também num instrumento fundamental para aglutinar e orientar as energias dos “clientes internos”, ie, os seus activos humanos. De facto, comunicar de forma eficaz com os colaboradores tornou-se num factor de sobrevivência para qualquer organização, independentemente da sua dimensão ou sector. Não há boa comunicação externa sem boa comunicação interna.

A alma duma organização (tal como a duma pessoa) é aquilo que ela tem de mais profundo e que estrutura a sua identidade. Em “gestionês” (linguagem de gestão), a alma duma organização anda próxima do conceito de cultura, isto é, do conjunto de valores, práticas enraizadas, competência reconhecidas, formas de fazer as coisas que caracterizam uma organização e a distinguem de todas as outras.

 Mas não confunda cultura e clima organizacionais porque são “coisas” distintas. A melhor forma que até hoje encontrei de explicar esta diferença é comparando a  organização com uma pessoa, correspondendo a cultura na organização ao carácter na pessoa, e o clima ao seu estado de humor (“mood”). A cultura consolida-se através de um demorado processo de sedimentação e demora muito a mudar. O Clima varia com grande facilidade.

Ler artigo completo em anexo: AlmadoNegocioJoseBancaleiro

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s