Encontrada fórmula genética contra o alcoolismo

Um estudo efectuado pela Universidade da Carolina do Norte concluiu que certas pessoas, portadoras de uma variante do gene CYP2E1 possuem uma reacção peculiar às substâncias alcoólicas. Essa minoria que figura entre 10 a 20 % da população, converte-se a um estado ébrio num curto espaço de tempo comparativamente aos seus pares.
Os investigadores norte-americanos que analisaram determinados padrões familiares entre irmãos com pelo menos uma filiação histórica da doença, vêm dar seguimento ao método científico que prova que indivíduos que apresentam uma forte reacção a pequenas quantidades de álcool são menos propensos ao alcoolismo. Esta equação genética abre caminho para uma série de tratamentos preventivos que segundo o mesmo estudo, “provém do cérebro e não do fígado”.
“O gene protege contra o alcoolismo e tem um efeito muito forte”, sublinha Kirk Wilhelmsen, professor de genética na Universidade da Carolina do Norte e figura central da investigação. A profundidade do tema e a multiplicidade de causas individuais por esta atracção, ainda deixa bastantes nuances por explicar. Porém, está agora encontrada a origem genética para esta variação que se constitui como um achado para um maior esclarecimento científico.

Mais informações em:

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s