Salários dos assessores. Sócrates e Gama aceitam ideia de Cavaco

A Presidência tinha mostrado surpresa por a lei não reduzir os salários de outros órgãos de soberania

O primeiro-ministro e o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, querem reduzir os salários dos seus assessores políticos.

Os membros do gabinete de José Sócrates regem-se por legislação própria e estavam fora do diploma publicada na terça-feira em Diário da República que reduz em 5% os vencimentos ilíquidos dos assessores de membros do governo e da Presidência da República. Perante a falha na lei, Sócrates admitiu ontem, em carta enviada ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, que “o Governo irá aprovar e submeter à Assembleia da República (AR) uma proposta de lei que estabeleça uma redução do mesmo montante no vencimento ilíquido dos membros do gabinete do primeiro-ministro”.

Proposta semelhante fez Jaime Gama durante a reunião da conferência de líderes. O presidente da AR afirmou que “não fazia sentido” que o seu gabinete e os dos quatro vice-presidentes ficassem de fora.

A ideia tinha sido deixada na semana passada pela Presidência da República. Há uma semana – no dia em que Cavaco Silva promulgou a lei – fonte de Belém admitiu ao i a “surpresa” por o diploma não incluir outros órgãos de soberania, como os assessores dos grupos parlamentares ou dos tribunais de instâncias superiores. O PSD já tinha reduzido em 5% os salários dos seus assessores mas Miguel Macedo, líder paralamentar, admitiu concordar com um corte nas subvenções ao Parlamento, conforme proposto pelo CDS. A medida reduz o bolo para despesas com salários dos grupos parlamentares. Jornal i

+Ler notícia: http://www.ionline.pt/conteudo/77465-salarios-dos-assessores-socrates-e-gama-aceitam-ideia-cavaco

Advertisements

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s