Défice dispara com submarinos

O pagamento de 1048 milhões de euros pelos dois submarinos vai representar um aumento no défice orçamental em 0,6 por cento. O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, deixou um alerta: “Os contribuintes portugueses terão de fazer um esforço enorme.”

Após uma visita ao ‘Tridente’, o primeiro dos dois submarinos adquiridos pelo Estado português à Alemanha – que ontem foi oficialmente apresentado na Base Naval do Alfeite –, o governante admitiu que esta aquisição vai pesar na carteira dos portugueses. Santos Silva desdramatizou porém esse cenário e optou por realçar a “importância estratégica” do equipamento, a sua “capacidade dissuasora e de defesa avançada”. E destacou “a importância crescente do mar e das zonas marítimas sobre jurisdição” portuguesa, bem como as “obrigações internacionais”.

O Governo, segundo as regras do Eurostat, terá de inscrever a despesa dos submarinos no prazo de um ano após a sua recepção provisória. Ou seja, o ‘Tridente’ só terá impacto no défice orçamental em 2012, quando o Executivo iniciar o seu pagamento. O segundo submarino, o ‘Arpão’, será entregue no primeiro trimestre de 2011.

POR CUMPRIR 62% DAS CONTRAPARTIDAS

“Cerca de 62 por cento do volume de contrapartidas assumido pelo consórcio fornecedor está por cumprir.” A garantia foi dada pelo ministro da Defesa, que exige do consórcio alemão um novo impulso ao contrato e projectos concretos. “Registámos uma mudança de atitude que nos parece ser positiva, mas atitudes só não chegam, é preciso projectos concretos, projectos claros, e é preciso reforçar as garantias contratuais que defendam o interesse do Estado português”, defendeu Santos Silva. O prazo estipulado contratualmente finda a 4 de Outubro de 2012. Correio da Manhã Online

+Ler notícia: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/defice-dispara-com-submarinos

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s