Barroso propõe eurobonds para financiar investimento na UE

O objectivo é poder colocar toda a UE, através do BEI, detrás de emissões de obrigações cujo ‘rating’ seria o máximo, AAA.

O presidente da Comissão, Durão Barroso, anunciou ontem que vai propor um programa de emissão de títulos obrigações europeias (os chamados eurobonds) para financiar projectos de investimentos em infraestruturas na União Europeia. Portugal é um dos países da UE com projectos de redes ferroviárias atrasadas pelo impacto da crise. A ideia fará parte das propostas que a Comissão quer lançar no próximo mês de Outubro para reformar o orçamento comunitário onde Barroso pretende “um debate sem tabus”. No passado, o ex-presidente da CE, Jacques Delors, já tinha feito esta proposta sem obter grande apoio dos parceiros europeus, tornando-se mesmo numa frente de polémica entre federalistas e soberanistas mas também entre os ricos do norte e os pobres do sul.

“Devemos explorar novas formas de financiamento de grandes projectos de infra-estrutura europeia. Por exemplo vou propor o estabelecimento de títulos de obrigações para projectos europeus, junto com o Banco Europeu de Investimento (BEI)”, disse Barroso no seu primeiro discurso de “Estado da União” diante dos eurodeputados.

O objectivo é poder colocar toda a UE – através do BEI – detrás de emissões de obrigações cujo ‘rating’ seria porventura o máximo (AAA) permitindo reduzir custos de crédito e financiar a bom preço as grandes redes de infraestruturas europeias para desbloquear o mercado interno, e eventualmente libertando o orçamento comunitário para outros fogos. Na prática, a UE já usa eurobonds para auxiliar países insolventes de fora da zona euro, e a partir de agora poderá fazê-lo também para a eurolândia, mas as resistências são enormes a alargar o âmbito do mecanismo, porque os países ricos não querem usar a sua reputação nos mercados para reduzir os custos do investimento no sul. DE Online

+Ler notícia: http://economico.sapo.pt/noticias/barroso-propoe-eurobonds-para-financiar-investimento-na-ue_98584.html

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s