Comissão Europeia quer o sector financeiro reformado até ao fim de 2011

A Comissão Europeia quer a proibição das vendas “abusivas” de títulos financeiros que não estão na posse do vendedor (naked short selling), mais impostos sobre as actividades financeiras e mais regulação dos produtos derivados e das agências de notação de risco de dívida (rating), disse o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, no discurso sobre o Estado da União.

Alguma destas propostas vão avançar já no Outono, disso Durão Barroso, no seu discurso perante o Parlamento Europeu, esta manhã em Estrasburgo. A taxa sobre as actividades financeiras é analisada hoje no Ecofin (Conselho de Ministros de Economia e Finanças), havendo ainda divergências entre os 27.

A Comissão pretende que o sector financeiro europeu esteja “reformado no final de 2011”.

“Os dias de aposta em que a casa de alguém vai arder chegaram ao fim”, disse Barroso, ao dizer que pretende também “lidar com os credit default swaps” (contratos que seguram contra o risco de incumprimento de uma obrigação financeira).

A Comissão “continua a insistir em que são os bancos, e não os contribuintes, quem tem de pagar antecipadamente os custos dos seus riscos de falência”.

Barroso disse também que chegou a altura de “modernizar a nossa economia social de mercado para podermos competir globalmente” e que pretende apresentar as “propostas legislativas mais urgentes” no dia 29 deste mês.

Prometeu também “dotar a união monetária de uma verdadeira união económica”.

Fazendo o balanço do ano, considerou que a União “suportou o teste” que lhe foi colocado pela crise internacional e que “deu muitas das respostas necessárias” e que “as perspectivas económicas da União são melhores agora do que há um ano”. Público

+Ler notícia: http://economia.publico.pt/Noticia/comissao-europeia-quer-o-sector-financeiro-reformado-ate-ao-fim-de-2011_1454659

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s