Terá Bernanke as medidas necessárias para enfrentar o abrandamento da economia?

No dia em que é divulgado o PIB norte-americano, Ben Bernanke faz um importante discurso sobre a situação da maior economia do mundo. Os críticos estão a postos. O mercado aguarda uma mensagem clara e esclarecedora.
Numa altura em que a economia dos Estados Unidos parece estar a inverter a tendência de recuperação, Bernanke poderá ser forçado a apresentar novas medidas de estímulo económico. Uma coisa é certa. Se o fizer, será alvo de críticas ferozes. Mesmo por parte dos seus colegas da Reserva Federal norte-americana.

Nos últimos meses, Bernanke tem sido severamente criticado por ter mostrado falta de liderança assim que a economia dos Estados Unidos começou a recuperar, escreve hoje a BBC.

De acordo com a cadeia televisiva inglesa, a incapacidade para manter uma posição política forte pode, no entanto, reflectir os desentendimentos que existem dentro e fora da Fed relativamente às políticas que devem ser seguidas pelo banco central.

Há quem defenda que Bernanke tomou “medidas radicais” para enfrentar a crise financeira de 2008/2009, entre elas o corte das taxas de juro para perto do zero, a concessão de empréstimos de emergência a algumas instituições bancárias e a enorme compra de dívida para evitar o aumento dos custos do crédito.

Quando a economia norte-americana começou a dar sinais de recuperação, muitos membros da Fed defenderam a retirada das medidas extraordinárias. Entre eles o presidente do Kansas City Reserve, Thomas Hoenig, anfitrião da conferência Jackson Hole, onde Bernanke vai discursar esta tarde e onde estão também presentes Jean-Claude Trichet e o director-geral do Fundo Monetário Internacional.

Hoenig tem alertado para a possibilidade de surgirem novas bolhas financeiras devido à manutenção das taxas de juro perto do zero. Outros críticos têm sublinhado a possibilidade destas medidas poderem provocar uma escalada da taxa de inflação.  Jornal Negócios

+Ler notícia: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=440969

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s