Paul Krugman: “Isto, em circunstância alguma, pode ser considerado uma recuperação”

O vencedor do Nobel da economia em 2008, acusa o governo dos EUA de estar a “embelezar” a situação económica do país e clama por novas medidas de estímulo.
Paul Krugman defendeu, na sua coluna no “New York Times”, publicada hoje, que os responsáveis norte-americanos não estão a lidar com a situação económica da forma que ela exige e sugere à Reserva Federal e ao governo de Obama que lancem novas medidas de estímulo.

“Isto, em circunstância alguma, pode ser considerado uma recuperação”, defendeu. “E os tomadores de decisão deviam estar a fazer tudo aquilo que está ao seu alcance para alterar esse facto”, conclui.

Hoje será revelado (13h30, hora de Lisboa) o PIB norte-americano para o segundo trimestre, sendo que as previsões apontam para um crescimento de 1,4%, bem abaixo dos 2,4% previstos há cerca de um mês. A confirmar-se, o valor de 1,4%, representará o ritmo de crescimento mais baixo do último ano.

“Nós precisamos de um crescimento de 2,5%, só para impedir que o desemprego aumente, e de um crescimento muito maior para que efectivamente desça”, advertiu Krugman. “Aquilo que se vê é que o crescimento ande entre o 1% e os 2%, com uma alta probabilidade de que venha a descer nos próximos meses”, escreveu no “New York Times”.

O Nobel da Economia vai mais longe, sugerindo mesmo que a Fed de Ben Bernanke deveria começar a comprar dívida privada e de longo prazo, anunciar a intenção de manter a taxas de juro de curto prazo a um nível baixo e subir a sua previsão de médio prazo para a inflação.

Os seus conselhos também se estenderam à administração Obama. Segundo Krugman, Obama deveria renovar o apoio às famílias e subir de nível nas críticas às políticas monetárias da China.

“Já vimos as consequências de jogar pelo seguro, e esperar que a recuperação aconteça por si. Resultou naquilo que, cada vez mais, aparenta ser um estado de estagnação e de subIda de desemprego”, concluiu. Jornal Negócios

+Ler notícia: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=440941

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s