ONU pede que a França evite expulsões coletivas de ciganos

GENEBRA — O Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial da ONU (Cerd) pediu a Paris nesta sexta-feira que evite as expulsões coletivas de ciganos e se declarou preocupado com os “discursos políticos discriminatórios” na França.

“Discursos políticos discriminatórios na França coincidem com um aumento recente de atos e manifestações racistas e xenófobos”, estimou o Cerd em uma série de recomendações realizadas depois de examinar a situação dos ciganos nesse país.

A França, por sua vez, declarou que respeita a legislação europeia e seus compromissos internacionais sobre os ciganos, segundo o ministério francês das Relações Exteriores, em resposta aos comentários da ONU.

“Na questão dos ciganos, a França respeita escrupulosamente a legislação europeia, assim como os compromissos internacionais em termos de direitos humanos”, afirmou Bernard Valero, porta-voz do ministério, em um comunicado.

No texto, a França reconhece que os ciganos romenos ou búlgaros se beneficiam, como cidadãos da União Europeia, da “liberdade de circulação e do direito de resistência no território dos Estados membros, mas que isso não proporciona um direito incondicional de residência (…) que está condicionada ao respeito da ordem pública”.

A França expulsou mais de mil ciganos desde o final de julhp. Bernard Valero enfatiza que estas expulsões foram acompanhadas por uma ajuda específica (300 euros por adulto mais 100 euros por criança). AFP

+Ler notícia: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5iXZQocfVjMc5dfteB-F8mIBA9-tw

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s