Governo francês expulsa mais 13 ciganos de origem búlgara

A França expulsou o primeiro grupo de ciganos da Bulgária e mantém o plano de repatriar até final do mês perto de mil búlgaros e romenos, desta comunidade.

Depois dos romenos, este é o primeiro grupo de ciganos da Bulgária, forçado a abandonar território francês.

Perto de mil, a maioria são originários da Roménia, serão deportados até final de Agosto numa operação fortemente criticada pela comunidade internacional.

Em resposta ao apelo da Comissão Europeia, o governo de Sarkozy aceitou debater a questão com uma delegação ministerial romena. Mas a reunião serviu apenas para justificar as expulsões como explica o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Pierre Lellouche: “A Europa realiza avultadas transferências para a Roménia. São mais de 4 mil milhões de euros por ano. Gostaria que parte dessa verba fosse efectivamente utilizada na integração dos romenos. Caso contrário isto não terá saída. Não será um problema exclusivo de França” conclui.

Imaginem por um segundo que seja, se os EUA, a primeira ou segunda maior democracia mundial, aceitassem sem objecções,  250 caravanas vindas do México se instalassem onde bem entendessem (…) Aquilo que é válido para os outros também se aplica a nós” esclarece o ministro do Interiro francês, Brice Hortefeux.

Às críticas internacionais, o executivo de Paris contrapõe com argumentos históricos de defesa dos Direitos Humanos, e aponta o exemplo de outros países que também nunca aceitariam a presença maciça de imigrantes em situação ilegal.

Os ciganos romenos e búlgaros, com ordem de expulsão, foram localizados em quinze acampamentos montados nos arredores de Paris e outras grandes cidades francesas. São repatriados por se encontrarem em situação ilegal, sem trabalho nem domicílio fixo, há mais de três meses, em território francês. SIC

+Ler notícia:  http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/Governo+frances+expulsa+mais+13+ciganos+de+origem+bulgara.htm?wbc_purpose=baMODEld%25C2%252

//

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s