Estado falha metas na obesidade

Doentes não estão a receber os vales-cirurgia após sete meses de espera, e ainda não há acordos com o privado

O Ministério da Saúde não está a cumprir os tempos de espera para a cirurgia da obesidade. Apesar de o Governo ter anunciado no final de 2009 um plano de choque em resposta aos casos mais graves, a verdade é que os doentes ainda não começaram a ser encaminhados para outras unidades nos casos em que o tempo legal não é cumprido, de acordo com as regras do Sistema de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC).

Os 19 hospitais públicos da rede não receberam indicação para transferir utentes; os privados estão à espera de assinar acordos para ajudar a resolver a lista de anos, que afecta milhares de doentes. Em Janeiro, entrou em vigor a lei que definia os critérios para o tratamento cirúrgico. A portaria definia que as consultas pré-operatórias teriam de ter resposta ao fim de dois meses de marcação. Já as cirurgias cumpririam as regras das restantes: no máximo teriam resposta nove meses após marcação.

Isto significa que, aos sete meses, os doentes deviam receber um vale-cirurgia para serem operados noutras unidades. Mas isso não se verifica. Há doentes que não têm resposta (texto ao lado) e as unidades confirmam a inexistência de vales. O DN não teve resposta da tutela nem do SIGIC, mas já em Abril, o coordenador, Pedro Gomes, temia atrasos no programa.

Helena Gomes, directora clínica do Hospital de Faro, disse ao DN que tem “mais de 300 doentes em lista de espera. Vai demorar anos até ser resolvida e ainda não há protocolos com entidades privadas”, conta. O caminho prioritário, definido pelo Governo, era esgotar a capacidade do SNS, transferindo doentes entre unidades. “Esse devia ser o o caminho”. Em espera estão doentes de 2007 e muitos de 2008/9. DN Online

+Ler notícia: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1647862

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s